Trava-línguas é uma espécie de jogo verbal que consiste em dizer, com clareza e rapidez, versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar, ou de sílabas formadas com os mesmos sons, mas em ordem diferente.
Trava-línguas são modalidades de parlendas (rimas infantis), podendo aparecer sob a forma de prosa, versos ou frases; e recebem essa denominação devido à dificuldade que as pessoas enfrentam ao tentar pronunciá-los sem tropeços, ao repeti-los de forma rápida ou várias vezes seguidas, provocando um problema de dicção ou paralisia da língua, ou, como o próprio nome diz, sem “travar a língua”.
Assim, pede-se a alguém que repita uma parlenda, em prosa ou verso, de forma rápida – “fale bem depressa” – “diga correndo” – ou que a repita várias vezes seguidas – “repita três vezes”.
Além de aperfeiçoarem a pronúncia, servem para divertir e provocar disputa entre amigos, pois a confusão gerada na pronúncia dessas rimas diverte os ouvintes.
Origem dos Trava-Línguas
Os trava-línguas são oriundos da cultura popular e embora não tenham sido criados no Brasil, são usados há muito tempo como material educacional.
Alguns escritos indianos antigos indicam trava-línguas como uma ótima forma de educação.
Trava-Línguas na Educação
Nas escolas eles são usados como um treinamento para melhorar a oralidade e pronúncia de diversas palavras complicadas.
Pode ser um bom recurso para trabalhar a leitura oral, com o cuidado de não expor alunos com mais dificuldades. É nessa leitura que melhor se observa o efeito do trava-línguas e, dependendo da atividade, passa a ser uma brincadeira que agrada sempre.
Ele faz parte do processo de aprendizado, a fim de ajudar a estimular diversas habilidades nas crianças, como a melhora da pronúncia das palavras, melhora da leitura oral, além de exercitar não apenas o cérebro, como também as cordas vocais.
Um outro benefício desta brincadeira é a melhora da capacidade de memorizar as coisas, uma vez que na brincadeira não é permitido falar as frases lendo.
Curiosidade sobre Trava-Línguas: Porque é tão difícil?
Os trava-línguas são tão difíceis porque o cérebro tenta antecipar o som que deve ser pronunciado na próxima palavra. Quando ela começa com as mesmas sílabas ou são iguais ocorre a confusão.
Isso acontece porque o nosso cérebro memoriza os sons das palavras. Quando um som é dito, ele tenta adivinhar qual será o próximo. Em uma explicação mais simples, formamos uma memória que interfere nas próximas palavras de uma frase.
Os erros, que são comuns em trava-línguas, são decorrente desta confusão, já que a mente entende que é a mesma palavra anteriormente e tenta repetir, ao mesmo tempo que tentar falar sons diferentes. O nome trava-língua vem exatamente dessa confusão e troca de palavras.
No entanto, é possível aprender a falar um trava-língua sem cometer nenhum erro. O segredo para isto está no treino constante da dicção. Uma dica essencial é focar bem na pronúncia de cada palavra, explorando bem as diferenças entre as sílabas. Com isso e bastante treino, qualquer pessoa pode virar um mestre da brincadeira folclórica.
Veja na próxima página uma série de trava-línguas e tente pronunciá-los rapidamente:
Pingback: Já brincou de TELEFONE SEM FIO???? hahaha! divertido! | Maryworks